sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fábricas Antigas do Brasil: A Lerap

A Fundição e Indústria de Armas Lerap foi registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo em 16 de junho de 1939 com o escopo de produzir peças em aço e ferro, canos e tubos, torneiras, válvulas e artigos domésticos com acabamento estanhado ou esmaltado. Situava-se na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, próximo à antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.

A Lerap foi uma das mais antigas fábricas de armas do Brasil e segundo consta, LERAP é a abreviatura do nome dos alemães que a fundaram, Lemcke e Rapp.

A Lerap é uma das grandes incógnitas da indústria nacional, dela não se tendo absolutamente nenhuma informação. Em 1942 já há uma solicitação de autorização para exportar modestas espingardas de antecarga de um cano, de alma lisa, bem como 100 ouvidos para reposição, a ser enviados para o Equador, com anuência do Sr. Ministro Da Guerra.

A Lerap fabricava garruchões e espingardas de caça de cano simples em vários calibres (usavam um sistema de trancamento idêntico ao das espingardas belgas “Leclerc”, com a chave serpente ou “Snake Key” parecendo ser uma possível cópia deste modelo), garruchas de dois canos (do tipo tradicional com canos paralelos, com o mérito de concorrer na época com diversos produtos importados, notadamente da Bélgica e Espanha) nos calibres .320 e .380, de pólvora negra.



A garrucha Lerap em calibre .320

A Lerap também chegou a fabricar espingardas sob encomenda para a fábrica de armas Caramuru. No final de sua produção ainda tentou produzir algumas armas mais bem cuidadas que os seus tipos tradicionais, como espingardas de canos sobrepostos com coronhas no estilo inglês, monogatilho, e réplicas das clássicas pistolas de bolso tipo Remington Derringer, que creio não passaram de protótipos. Encerrou suas atividades por volta de 1964.

reclame publicitário de época mostrando perfil da espingarda Lerap

16 comentários:

  1. Sou colecionador, e agradeço suas informações,
    as quais foram muito úteis.

    Lamento a extinção da mesma, perdemos em todos os sentidos.
    Muito grato,
    Edson Carvalho Bayer.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações, também sou colecionador/atirador e minha família, mais especificamente meu pai possui uma espingarda LERAP calibre 32 oxidada monocano e também um garruchão em mesmo calibre em inox odiginalmente (hoje devido ao tempo e ao mal cuidado de conservação só há vestígios do inox original), mas mesmo assim são belas armas e ambos mesmo com toda esta idade ainda estão em funcionamento.

    Mais uma vez agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Fabio: procuro informações sobre armas fabricadas em Sao Paulo no início do sécul XIX. Sei que umaq companhia de armeiros alemães veio para SP e produziu armas. Havia uma fábrica de armas perto da igreja da Sé. Quero saber se essa fábrica mudou-se para Sorocaba, para Ipanema. Mais precisamente, procuro armas fabricadas em Ipanema. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando, infelizmente não obtive dados sobre isso.
      Gostaria que entrasse em contato comigo pela caixa de recados do blog, e deixasse o seu contato pessoal para mais detalhes.
      Grato pela visita.
      Fábio Costa

      Excluir
  4. Ótima espingarda conheço uma que era do meu avô está impecavel

    ResponderExcluir
  5. Ótimo armamento tenho uma 36 que era do meu avô está em perfeito estado

    ResponderExcluir
  6. Ótima espingarda conheço uma que era do meu avô está impecavel

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma Lerap 32 em ótimas condições tanto como a coronha não possui um arranhão sequer. Pretendo vende-la. Como saber quanto pode valer??

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma calibre 28 era do meu pai
    Só eu tenho 58 anos mais o tempo que foi do meu pai

    ResponderExcluir
  9. Caro Fabio,
    Parabéns pelos conhecimentos e a coragem de escrever sobre assunto tão delicioso sem medo dos hipócritas e dos "papagaios". Por ventura sabe algo sobre espingardas de origem Belga que tenham sido usadas ou importadas por nosso Exercito, possuo uma com as Armas Nacionais esculpidas sobre a culatra, que por sinal e super dimensionada para o calibre. Há quem diga que foram importadas,junto com fuzis e mosquetões Mauser, modelo Belga, para Batalhões de Engenharia, como armas de sobrevivência, quando em obras longe das bases. Meu e-mail é adilson.rodrigues3030@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Boas informações alguém sabe quantas armas foram fabricadas até o fechamento da fábrica?

    ResponderExcluir
  11. A informação que ela fechou em 1964 é falsa, a Lerap, foi adquirida por Carlos Zaharanszki, não me lembro o ano, e produziu armas até meados dos anos de 1970, sou neto do Sr. Carlos Zaharanszki, e lembro bem das Historias que meu pai me contava de quando trabalhou lá, meu pai tinha varios exemplares das armas da Lerap, mais infelizmente ele se desfez naquela campanha infame do PT para a devolução de armas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wagner.
      Me baseei em documentos oficiais. Não achei nada constando posterior a este período, bem como não se vê espingardas Lerap dos anos 70.
      Caso tenha documentos sobre este período, por favor, gostaria muito de vê-los, pois o blog se transformou em livro e a falta de informações sobre estas fábricas é grande. Como pesquisador trabalho com fontes.
      Grato pelo retorno.

      Excluir